abril 23, 2008

Diário de Bordo - Primeira Expedição ao Araguaia

textos por Luiz Jacarandá
fotos: Renato Reis
(clique nas imagens para vê-las ampliadas)


Barra do Garças-MT / aragarças-Go
09 /Abril
13h30.


O projeto Berohokã realmente na sua essência operacional começou hoje, com o início da viagem aérea, que irá cumprir todo o percurso do rio Araguaia, nosso grande rio. Saímos de Cuiabá ás 06h15 da manhã da quarta feira, com toda nossa equipe chegando junto ao aeroporto Marechal Rondon.

Nossa equipe desta primeira viagem foi composta pelo nosso diretor geral do documentário Marcelo Biss,seu auxiliar o silencioso e prestativo Kelvin, o fotógrafo Renato Reis, nosso comandante da aeronave, e ainda a minha presença como colaborador.


a equipe



Poderemos chamar de detalhes: óbvio que após a decolagem o sono causado pelo cansaço dos Preparativos intensos do dia anterior dominou a todos, mas logo em seguida já recuperados, chegamos nas proximidades da cidade de Alto Taquari, onde faríamos apenas sobrevôo e já tendo a chance de visualizar as nascentes do grande rio. O interesse e o foco da viagem já ficaram totalmente evidentes. Após sobrevôo simples, seguimos em direção a Alto Araguaia acompanhando o curso do rio, começando o primeiro procedimento de filmagem do rio, sem a porta do avião para que o nossa equipe pudesse começar a buscar a essência do Grande Rio.


Esse primeiro sobrevôo foi da nascente e seus banhados em alto taquari até de novo alto araguaia, e suas cachoeiras logo abaixo da cidade. Pudemos ver o encanto no retorno da nossa equipe pelas primeiras imagens obtidas, e também já ficamos sabendo do primeiro acidente de viagem, nosso grande, silencioso e profissional Kelvin sofreu com os solavancos e curvas de um vôo muito baixo e irregular e vomitou. Mas não é problema, isso neste ramo é normal. Após o retorno ao aeroporto de Alto Araguaia, descemos no sentido do cais da cidade onde a equipe fez um período de navegação pelo rio. Durante este período, aproveitamos para visitar oficialmente a prefeitura da cidade e seu prefeito Maia Neto, que durante o período que lá estivemos nos deu total apoio com sua equipe e registramos oficialmente a presença do mesmo como participante da galeria amigos do Berohokã. Após tudo isso, já cansados, almoçamos e seguimos rapidamente para decolarmos para Barra do Garças, passando por Araguainha, Ponte Branca, Baliza e Torixoréu, aterrizando no aeroporto de Aragarças/Go, para iniciarmos nova etapa.



ARUANÃ/GO - Quarta Feira
09/Abril
23h00.


Chegamos em Aruanã já bem tarde, no crepúsculo. Antes, realizamos o segundo trecho acertado da viagem aérea, decolamos de Aragarças –Go, retornando para a região de Baliza/Go e Torixoréu regiões antigas de garimpo de diamante, que hoje começam a retornar a exploração, só que de modo extremamente tecnológico, prometendo não afetar o meio ambiente do nosso grande rio araguaia. Fizemos tomadas aéreas de toda a extensão dos canionns cheios, o rio nesta região é bastante sinuoso, com correntezas fortes. Imagine como era a navegação obrigatória naqueles tempos de poucas alternativas de estrada e enfrentando estas correntes fortes de água.



Mostramos bem as cidades de Torixoréu e Baliza, outroras capitais do diamante, cidades onde grandes negócios aconteciam, grandes comércios existiam, riquezas apareceram e se estagnaram. Do mesmo jeito que o sonho do garimpo se foi, ficaram suas igrejas, suas cidades com suas magias e muita história, levando a vida como o Grande Rio, insistindo em sobreviver.

No retorno tivemos o primeiro susto com presença de chuva fraca, mas ainda conseguimos registrar o esplendor do encontro do Grande Rio com um de seus maiores afluentes: o Rio Garças, os quais provocam o grande encontro em Barra do Garças/MT de frente para Aragarças/Go, tendo ainda Pontal do Araguaia ao centro como que a reverenciar o momento.



Fizemos imagens das serras de barra do garças, do parque da serra azul, das belezas as suas margens com suas avenidas, teatro de arena, belas imagens... Descemos novamente em aragarças para abastecer e seguir direto para aruanã. No aeroporto local fomos muito bem recebidos pelo pessoal da prefeitura municipal, e pelo nosso novo grande amigo o Goiano Aleixo, hoje morador definitivo de aruanã, que nos levou para o hotel, nos acomodou, e já combinamos a ajuda para o outro dia. Saímos para jantar e logo retornamos, porque fora o cansaço, queria ver o jogo do Mengão na libertadores. Feliz com o mengão agora é hora de dormir, bom, se os ruídos dos roncos do Marcelo Biss permitirem, UM GRANDE ABRAÇO BEROHOKÃ.

Nota: Quem não conseguiu ir jantar e parece que optou pelo período maior de sono foi o nosso fotógrafo Renato Reis, o homem apagou e acordou só no outro dia cedo.


SANTA TEREZINHA / MT QUINTA FEIRA.
10 /Abril
22h00.


Acordamos bem cedo com a intenção de navegarmos pelo rio para obtermos imagens da cidade do ponto de vista do rio, já que as imagens aéreas faríamos mais tarde. O barco do amigo Aleixo e seu piloto já estava nos esperando ancorado em frente o hotel. Enquanto a equipe filmava do ângulo do Rio cheio, fui visitar a cidade acompanhado do amigo aleixo e do prefeito Hermano Carvalho. Descobri que Aruanã é na verdade uma pérola nas margens do Araguaia, cidade toda organizada, extremamente arborizada, com administração moderna, cidade que atrai turistas de toda matiz, comuns, famosos que compram residências na cidade e passam a freqüenta-las... sempre exemplo importante o da atriz Glória Pires.



Decolamos, filmamos a cidade por cima, o rio, e fomos em sentido Cocalinho –MT. Fomos muito bem recebidos pelos amigos Irineu, Menestrel, fizemos filmagens da cidade e do rio pelo ângulo do avião e barco, e seguimos urgentes para São Miguel do Araguaia para aproveitarmos a visita do Governador de Goiás e dele obtermos alguma entrevista. A chegada do Governador atrasou duas horas, antes das quais resolvemos seguir em frente para não comprometermos o nosso roteiro do dia, não sem antes almoçarmos na companhia do Álvaro Coutinho um ferrenho defensor do Araguaia através do seu site http://www.araguaia.com.br/.

Seguindo passamos pelo parque (APA)de proteção ambiental meandros do Araguaia que pega um pedacinho de Tocantins, boa parte em Goiás e MT. Seguindo conseguimos sobrevoar o início da ilha do Bananal, onde o rio javaés abre sua maior perna para começar a formar a maior ilha do mundo. Muitas imagens fascinantes que deixaram nossa equipe entusiasmada; Aterrisamos em São Félix do Araguaia, e aproveitamos para, sem porta da aeronave, fazer imagens belíssimas das áreas frontais da cidade e arredores, da barra do rio das Mortes caindo exuberante no Araguaia. Decolamos para Santa terezinha já com o horário apertado, mas chegando lá fomos recebidos pelos amigos Geraldo Neres e Rui Milhomem, mas a equipe ainda conseguiu navegar pelo Rio e realizar belas imagens dos alagados da frente da cidade, lugar maravilhoso, na cheia e também na seca.



Mais tarde, um bom banho no hotel para revigorarmos as forças, jantamos fartamente e fomos direto para a a cama porque mais uma vez, o cansaço dominava a todos. Antes cada um fez seu contato com suas famílias disputando um único orelhão na porta do hotel. “Um grande abraço Berohokã”.



XAMBIOÁ / TO - SÃO GERALDO DO ARAGUAIA/ PA.
11 /Abril
21h30.


Decolamos de Santa Terezinha por volta de 07h00 da manhã, mas antes a equipe montou uma estrutura de câmeras com lentes especiais para pegar o nascer do sol. Devem ter ficado maravilhosas as imagens. Seguindo viagem passamos por cima da localidade e da lagoa chamada de Lago Grande em MT. Logo em seguida já pegamos a foz do Rio Javaés, local importante onde se faz o fechamento da ilha do Bananal, conhecido como barra das princesas, entramos no estado do Pará, descemos na cidade de Santa Maria das Barreiras, antiga Santana do Araguaia.



Já na chegada fizemos o sobrevôo sem portas pelas margens do rio na cidadezinha e depois seguimos em veículo da prefeitura municipal até o paço municipal, onde fomos recebidos pelos secretários de meio ambiente e cultura e turismo, e pelo prefeito. Andamos pela cidade e fizemos imagens exuberantes das margens do rio, principalmente daquele pequizeiro preservado às margens às custas de muro de arrimo, algo maravilhoso. Conhecemos pessoas interessantíssimas como Dona Deroci Piaçava, que certamente irá ser na segunda parte do projeto uma de nossas entrevistadas para fornecer farto material de pesquisa para a equipe.

Decolamos para Araguacema onde, por causa do mal tempo nesta parte da viagem, apenas fizemos sobrevôo, e seguimos direto para Conceição do Araguaia / PA. Alugamos um veículo Kombi para facilitar o deslocamento do pessoal da equipe, aproveitamos o horário e fomos almoçar. Logo após o almoço, iniciamos uma navegação num rio maravilhoso, perigoso, muito largo, até assustador. Eu segui para a prefeitura local para me encontrar com o Prefeito, secretário de turismo e Meio ambiente e colher informações e, como sempre, apresentar o projeto para facilitar o retorno na segunda viagem de junho/julho. A equipe no momento da filmagem levou um baita susto, porque foram colhidos por um temporal em plena filmagem no meio do Rio.



Após estes eventos, seguimos direto para o aeroporto, porque mais prenúncio de chuva se avizinhava. Por volta de 16h15 chegamos a Redenção /PA para abastecimento da aeronave, e imediatamente por causa do adiantado da hora seguimos para Xambioá/TO, que fica de frente para São Geraldo do Araguaia /PA.
Antes voltarmos, realizamos o sobrevôo sem porta para registrar a cidade e sua bela história , seus casarios, igrejas, e o cais do porto. Simples mas movimentado, Xambioá é o local central de onde aconteceram os combates da Guerrilha do Araguaia.

A noite fomos jantar no cais do porto, comemos bem, degustamos um peixe de nome Fidalgo, ao molho e frito, uma beleza. Logo após fomos direto dormir, porque o próximo dia prometia, e seria o último da primeira viagem.

Nenhum comentário: